2019年1月葡萄牙移民局(SEF)发布最新黄金签证数据 为提高审批效率增设移民服务柜台

2019年1月葡萄牙黄金签证数据公布·飞出国

近日,葡萄牙移民局(SEF)发布了最新的黄金签证数据:截止2019年1月底,从2012年10月8日葡萄牙推出黄金签证项目以来,共计有7107组家庭获发黄金签证。为葡萄牙带来了超过43亿欧元的直接投资,其中房地产购买的投资额接近39.3亿,占比超91%。

数据显示,在2019年1月,共有386位申请人成功获批葡萄牙黄金居留签证,其中主申请人145人,附属申请人241人。

年份 黄金签证发放数量 亲属签证发放数量
2012 2 N/A
2013 494 576
2014 1526 2395
2015 766 1322
2016 1414 2344
2017 1351 2678
2018 1409 2500
2019 145 241

数据来源:https://www.sef.pt/en/Documents/Mapa_ARI_EN_january19.pdf

值得注意的是,中国投资者依旧牢牢占据着榜首位置,在主申请人总量中占比将近六成。根据最新数据,截止2019年1月底,中国家庭申请继续维持第一,达到4127组,当月新增54组,占比58.07%。

排名 国家 黄金签证发放数量
1 中国 4127
2 巴西 675
3 土耳其 306
4 南非 276
5 俄罗斯 245

2019年3月起,葡萄牙将增设移民柜台·飞出国

面对大量不断的移民申请,终于,葡萄牙移民局出招了!

据葡萄牙当地媒体报道,葡萄牙移民局(SEF)将从3月份起通过增设移民服务柜台的方式,逐步增加里斯本地区工作人员,加快签证和居留申请的审批效率,以减少民众排队等候的时间。

SEF在一份给LUSA通讯社的回复中称,目前移民局内部处理签证、移民等事务的人手严重不足,全国范围里大概有1900个的岗位空缺。现在,随着业务需求的日增月益,原本已经捉襟见肘的人手变得更为不足。

为满足民众需求,从今年二月份起,SEF已经增加各个办事点每日的可预约数量。譬如,像里斯本大区等申请量大的区域,移民局每日可预约数量已经提高到35个。

据SEF数据显示,近年来预约办理签证、居留等涉外事务的预约越来越多。仅仅是今年第一季度,移民局在全国范围内已经收到16万份预约。

SEF vai aumentar em março atendimentos de imigrantes na área de Lisboa

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou hoje que vai aumentar em março as vagas para atendimento diário de imigrantes no balcão de Lisboa, uma das áreas de maior fluxo, para dar resposta à crescente procura.

Numa resposta enviada à agência Lusa, o SEF adianta que disponibiliza atualmente cerca de 1.900 vagas diárias em todos os balcões do país para atendimento de estrangeiros, nomeadamente para tratarem de vistos e autorizações de residência.

O SEF refere que em fevereiro, nas áreas de maior afluxo, como na zona da Grande Lisboa, foram aumentadas em 35 as vagas diárias para atendimento de forma “a corresponder à necessidade crescente dos cidadãos estrangeiros que procuram” o serviço.

“Já em março, o SEF irá proceder a mais um reforço de vagas para o balcão da Direção Regional de Lisboa, Vale do Tejo e Alentejo. Este aumento de vagas corresponde a um acréscimo de 14 funcionários nos serviços descentralizados do SEF na área da grande Lisboa”, avança aquele serviço de segurança.

Os estrangeiros residentes em Portugal podem marcar online uma deslocação a um balcão de atendimento em qualquer ponto do país.

Para aceder a este sistema de agendamento online é necessário um registo e só é possível para os estrangeiros com visto, autorização de residência e cartão de residência.

Para os novos imigrantes e assuntos relacionados com reagrupamento familiar, o SEF dispõe de atendimento telefónico que permite marcar agendamentos e informações.

A Lusa pediu ao SEF um ponto da situação sobre as listas de espera para atendimentos e qual a data das marcações, tendo este serviço de segurança respondido que existe, neste momento, “disponibilidade para atendimento para determinados tipos de processos, a nível nacional, para o dia seguinte ou para as próximas semanas”.

No entanto, sustenta que, para a maioria dos assuntos, regista-se disponibilidade para atendimento durante “o primeiro semestre do ano”, sem especificar mais pormenores.

O SEF dá também conta que mais de 165.000 estrangeiros têm agendamentos marcados em todos os balcões do país, sendo que “o calendário de agendamentos atualmente em vigor é anual”.

Contactada pela Lusa, a presidente do sindicato que representa os funcionários não policiais do SEF, Manuela Niza, afirmou que atualmente os agendamentos para atendimentos estão a ser feitos para setembro.

A presidente do Sindicato dos Funcionários do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras sustentou que “só para casos muitos específicos” é que são feitos atendimentos para os dias seguintes e para balcões dos Açores.

Desde junho que o SEF descentralizou os atendimentos para todos os balcões, permitindo aos estrangeiros residentes em Portugal marcarem uma deslocação a um balcão de atendimento em qualquer ponto do país.

Para o SEF, esta disponibilização de vagas a nível nacional veio alterar o comportamento do utilizador que aderiu à deslocação ao balcão do SEF para atendimento, independentemente da sua localização geográfica.

Manuela Niza considerou a descentralização uma medida muito boa, mas está “a criar uma situação milito complicada” ao dividir os imigrantes, uma vez que nem todos têm possibilidades financeiras em deslocar-se a outras balcões.

Na resposta enviada à Lusa, o SEF indica ainda que tem registado um “número crescente de agendamentos”, correspondendo a “um esforço e empenho” no sentido “de dar cabal resposta a todos os que aguardam por uma decisão relativamente à sua situação documental em Portugal”.